sexta-feira, 9 de maio de 2008

Livros ensinam a ler as grandes obras de Shakespeare, Borges e Dante





PATRICIA DE CIA


Colaboração para o UOL





Aprender a ler é mais do que ser capaz de compreender palavras, frases e parágrafos. É também conhecer as múltiplas linguagens da ficção, suas épocas e lugares. Pois acabam de chegar às livrarias alguns exemplares que ensinam a ler literatura: a série "Por que ler", da Globo Livros, e "Para ler como um escritor", de Francine Prose, da Jorge Zahar.





A série "Por que ler" estréia com três volumes dedicados ao italiano Dante Alighieri, ao inglês William Shakespeare e ao argentino Jorge Luis Borges
A série "Por que ler" vem reforçar a oferta de guias de leitura brasileiros, como os da série Folha Explica - Literatura. Estréia com três volumes dedicados ao italiano Dante Alighieri, ao inglês William Shakespeare e ao argentino Jorge Luis Borges. A estrutura segue um padrão único. Estão incluídos biografia do autor (batizada de "Retrato do Artista"), cronologia, uma breve seleção de trechos ("Entre aspas") e um ensaio crítico. O poeta Eduardo Sterzi apresenta Dante, a tradutora e crítica de teatro Barbara Heliodora discorre sobre Shakespeare e a professora de literatura hispano-americana Ana Cecilia Olmos se encarrega de Borges.Em seu ensaio sobre Dante, Sterzi chama a atenção para um fato importante: diante de autores como o italiano (e Shakespeare), mais do que "por que ler" a pergunta que se impõe é "como ler" sua obra. As especificidades do tempo, da forma e dos referenciais muitas vezes escapam até para quem compartilha seu idioma e os estudou no currículo escolar. O que dirá então do leitor brasileiro do século 21? Daí o grande papel dos guias de leitura, que servem de introdução, apontam caminhos e iluminam pontos obscuros.Em "Para ler como um escritor", Francine Prose vai muito além do escopo dos guias sobre um determinado autor. Ela busca demonstrar os mecanismos do texto literário, os variados modos pelos quais se provoca este ou aquele efeito no leitor. Como, a partir da escolha de palavras, do ritmo e da construção das frases e dos parágrafos, os escritores se tornam grandes.Prose é autora de ficção, crítica literária, ensaísta e professora de literatura e redação criativa com passagens pelas universidades de Harvard e Columbia. É dessa experiência de ensinar a escrever que surgiu a inspiração para o livro, que está muito longe de ser um rígido manual cheio de técnicas e mandamentos. Num estilo que se aproxima mais da conversa entusiasmada sobre literatura, a autora demonstra que a leitura foi um de seus maiores mestres na arte de escrever:

Em "Para ler como um escritor", Francine Prose busca demonstrar os mecanismos do texto literário"No processo de me tornar uma escritora, li e reli os autores de que mais gostava. Lia por prazer, primeiramente, mas também de maneira mais analítica, consciente do estilo, da dicção, do modo como as frases eram formadas e como a informação estava sendo transmitida, como o escritor estava estruturando uma trama, criando personagens, empregando detalhes e diálogos. [...] Embora seja impossível recordar todas as fontes de inspiração e instrução, posso lembrar os romances e contos que me pareceram revelações: poços de beleza e prazer que eram também livros didáticos, aulas particulares da arte de ficção.""Para ler como um escritor" trata dos grandes elementos que formam a ficção, entre eles narração, diálogos, personagem, pormenor. Todos esses temas são desenvolvidos a partir de exemplos tirados de obras variadas, não só autores de língua inglesa. Aliás, o único escritor que recebe um capítulo exclusivo é o russo Tchekhov. Ao final, Prose inclui uma lista de "livros para ler imediatamente".A edição brasileira tem o acréscimo de um "Posfácio à moda da casa", no qual Italo Moriconi repassa os autores e modelos da literatura brasileira.


Nenhum comentário: